Ler é mergulhar num mundo mágico, é viajar para lugares desconhecidos através da imaginação. A escola deve ser grande responsável por ajudar os alunos a embarcarem nesta viagem, transformando-os em leitores.
Não é difícil prender a atenção das crianças, quando é hora de contar histórias, pois a maioria dos alunos esperam por esse momento. É através da contação de história, que a criança relaciona o mundo real com o mundo da imaginação. O professor não deve limitar-se a ler e repetir o que já foi dito, no caso
de reconto do texto, o exercício será cansativo e desinteressante, pois a
criança é sensível à magia das palavras. Se a história foi mágica para o aluno,
vale relê-la incansavelmente. Se a história não emocionou a criança com suas
palavras, não será pela repetição em sala que ira emocioná-la. O importante é
fazer a criança pensar.
Nessa foto acima foi registrado a hora do conta com a história "A mochila de Camila", os alunos interagiram com a história e após puderam explorar a mochila com os objetos, e comparar com o livro, foi um momento de muita interação entre todos.
Reflexão sobre postagem: dedosanjos.blogspot.com/2016/07/semana-passada-concluimos-o-projeto.html
Denise,
ResponderExcluirMuito interesente sua proposta para com seus alunos, a hora do conto realmente possibilita aos pequenos uma viagem à imaginação. Apenas sugiro que em suas próximas postagens expresse mais suas reflexões relacionando estas com as postagens anteriores, demostrando o que percebes de avanços, mudanças, etc... Trazendo também, suas experiências atuais com o estágio.
Forte Abraço!