O professor deve procurar
formas para contribuir na formação de cidadãos, ao refletir em sua prática
pedagógica e ao trabalhar a atividade lúdica de forma que o aluno aprenda
brincado. De acordo com Freire (1996, p. 59), “Saber que deve respeito à
autonomia do educando exige de mim uma prática coerente”.
Essas palavras levam-nos a refletir sobre a necessidade de uma prática
pedagógica que respeite a individualidade do aluno. “Para brincar de modo
efetivo, as crianças precisam de companheiros de brincadeiras, materiais,
áreas, oportunidade, espaço, tempo, entre outros” (MOYLES, 2002, p. 106).
As atividades lúdicas podem ser uma
brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que permita tentar uma
situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica
é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.
Toda
criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e
desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte
interesse em aprender e garante o prazer. Na educação infantil, por meio das
atividades lúdicas a criança brinca, joga e se diverte. Ela também age, sente,
pensa, aprende e se desenvolve. As atividades lúdicas podem ser consideradas,
tarefas do dia a dia na educação infantil.

Desafiar o aluno e deixar com que ele mesmo descubra sua capacidade, isso é dar autonomia ao aluno.
Reflexão da postagem: dedosanjos.blogspot.com/2015/11/eu-acredito-que-as-atividades-ludicas.html
Prezada Denise,
ResponderExcluirSugiro que mude a "Cor de realce do texto", assim ficará melhor para a vizualização do mesmo.
Abraço!