Ao assistir esse vídeo me lembrei dos estudos texto "As cegueiras do conhecimento: O erro e a ilusão, de Edgar Morin, onde ele diz que todo o conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão.
Nesse vídeo Mario Sérgio Cortella nos faz refletir sobre a diferença de gostar de criança e ser pedagoga, trabalhar em meio as dificuldades do dia a dia, ou seja, nos faz refletir sobre o conhecimento e a ilusão. Pois estudamos e nos preparamos para aplicar atividades diferenciadas para nossos alunos, pensando sempre no melhor, mas quando chegamos em sala muitas vezes nos deparamos com uma realidade muito cruel, onde muitos alunos vão para a escola pensando nas refeições, pois são as únicas que terão no dia, ou nos deparamos com alunos agressivos, deprimidos e com muitos outros problemas que muitas vezes o professor em sala de aula não consegue resolver sozinho. Mas quando estamos estudamos temos acessa a técnicas que ensino, jogos e atividades pedagógicas maravilhosas e saímos de cada encontro com uma vontade enorme de por tudo em prática com nossos alunos, imaginando uma aula perfeita.
Eu tive uma experiencia muito agradável nos meus encontros no PEAD, após uma aula, resolvi na outra semana incluir em um plano de aula tudo que eu aprendi, e deu certo, meus alunos adoraram, foi uma aula onde todos participaram e interagiram de igual pra igual, mas também já tive a experiencia ao contrário onde a aula não rendeu o que eu esperava. O erro e a ilusão é mais ou menos assim, muitas vezes nos iludimos com ideias grandiosas e acabamos cometendo o erro de não pensar se aquilo realmente está de acordo com os nossos alunos.
dedosanjos.blogspot.com/2017/12/segundo-morin-racionalidade-e-melhor.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário