Para que uma avaliação seja eficiente, é necessário
dispor de tempo para fazer pequenas anotações diárias, sobre o comportamento, a
participação, o envolvimento, o equilíbrio psicológico, dentre outros, de cada
aluno durante as aulas. O professor não precisa anotar tudo, pois assim teria
muito trabalho, mas anotar as informações mais relevantes, atitudes da criança
que mais chamaram a atenção naquele dia, em determinado momento. Ao final do
bimestre terá juntado as mais preciosas informações sobre cada aluno, o que lhe
trará a segurança para redigir os relatórios.
Através do relatório o professor demonstra o quão
trabalhosa é a sua lida com as crianças, em razão dos detalhes que são citados
no mesmo – no dia tal, a aluna ajudou o colega a vestir a blusa, já apresenta
uma coordenação motora desenvolvida, pois conseguiu passar os fios do alinhavo
corretamente.
Com isso, os pais vão tendo noção das atividades
desenvolvidas, bem como percebendo a importância de cada uma delas para o
desenvolvimento da criança, seja motor, cognitivo, afetivo ou social.
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