Pesquisando sobre a importância na educação achei esse
artigo que achei muito interessante, concordo quando Hoffmann (1996) diz, que a
avaliação deve ser mediadora, onde “mediação significa um estado de alerta
permanente do professor que acompanha e estuda a história da criança em seu
processo de desenvolvimento”. Acredito que nesse momento é fundamental o
professor saber a diferença entre ver e olhar, para poder avaliar seus alunos.
Pesquisando...
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A avaliação na educação infantil é um procedimento de
fundamental importância, pois permite identificar as conquistas alcançadas
pelas crianças. É através da avaliação que o professor pode perceber se seu
método de ensino está sendo adequado para aquele grupo/classe. Conforme a Lei
de Diretrizes e Bases da Educação, referente à Educação Infantil, artigo 31,
preconiza que: "(...) a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e
registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o
acesso ao ensino fundamental". A esse respeito, julgamos oportunas as
considerações de HOFFMANN (2002), quando afirma que quem procura um médico está
em busca de pelo menos duas coisas: um diagnóstico e um remédio para seus
males. "A avaliação escolar, hoje, só faz sentido se tiver o intuito de
buscar caminhos para a melhor aprendizagem''.
Assim,
no espaço da Educação Infantil, a escola deve oportunizar a criança um ambiente
físico e social onde ela se sinta acolhida e segura para enfrentar desafios. De
acordo com Hoffmann (1996), a avaliação deve ser mediadora, onde “mediação
significa um estado de alerta permanente do professor que acompanha e estuda a
história da criança em seu processo de desenvolvimento”.
A
avaliação não deve ser encarada como um julgamento, pois isso seria uma forma
de classificar e estigmatizar as crianças, não levando em conta os
acontecimentos que acompanham todo o cotidiano em questão, onde todos são
avaliados. Assim, ela passa a ser uma ação crítica e transformadora, onde o
professor acompanha o seu grupo, investigando, observando e refletindo sobre a
criança, sobre o grupo, sobre a sua prática pedagógica, sobre a instituição. Muitas
escolas optam pela avaliação processual, isto é, refere-se ao desenvolvimento
da criança de forma global e consideram o ritmo de aprendizagem de cada um, esta
sendo realizada diariamente. A criança precisa ser avaliada em muitos aspectos:
social, emocional, motor e cognitivo, por isso, na Educação Infantil, a
avaliação não pode ser restrita a atividades no papel ("provinhas").
A avaliação deve ser diária e em todas as atividades realizadas, inclusive nas
brincadeiras e jogos.
Portfólio, dossiê,
relatórios de avaliação, todas essas nomenclaturas se referem, no sentido
básico, à organização de uma coletânea de registros sobre aprendizagem do aluno
que ajuda o educador, os próprios alunos e as famílias a ter uma visão
evolutiva do processo. Embora não tenha sido possível localizar um conceito
apropriado do termo Portfólio, adotamos o significado que o educador de
Educação Infantil utiliza na sua prática pedagógica, que diz respeito ao
registro de trajetória da aprendizagem da criança que se dar através da
seleção, ordenação de documentos por ela produzidos, ou documentos externos,
como fotos, reportagens, textos, que de algum modo contribuíram com o percurso
de sua aprendizagem, colocando em evidência seu patamar de desempenho, as
hipóteses que levantou e se os fins que alcançou foram realmente os propostos
no início do trabalho.
Assim, ela passa a ser uma ação crítica e transformadora,
onde o professor acompanha o seu grupo, investigando, observando e refletindo
sobre a criança, sobre o grupo, sobre a sua prática pedagógica, sobre a
instituição.
Portanto, a avaliação é um processo que deve ser incorporado
na prática do professor, onde, todas as experiências, manifestações, vivências,
descobertas e conquistas das crianças devem ser valorizadas, com o objetivo de
revelar o que a criança já tem e não o que lhe falta.
Olá Denise! Boa a tua postagem sobre a importância da avaliação na Educação Infantil. Fiquei curiosa para saber como, na tua prática,ocorre esse processo de avaliação com os teus alunos? Sobre a interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental, gostaria de saber quais foram as reflexões e aprendizagens mais pertinentes. Vou aguardar tuas postagens, ok? Abraços, tutora Josele.
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