A Educação Infantil é um período extremamente fértil em relação à construção de
novos conhecimentos, sejam eles sociais, afetivos ou cognitivos. A criança dessa faixa etária é
capaz de estabelecer relações complexas entre os elementos da realidade que se apresenta. Por
meio da brincadeira a criança se desenvolve socialmente conhecendo as atitudes e as
habilidades necessárias para viver em seu grupo social.
A grande maioria dos jogos tradicionais foram criadas no século XVI. Alguns deles,
como amarelinha, por exemplo, continuam sendo capazes de despertar a curiosidade e o
prazer das crianças nos dias de hoje. Existem algumas condições necessárias para o desenrolar
de jogos e brincadeiras, pois o ambiente escolar com influência de experiências lúdicas,
facilitam a compreensão de certos tipos de atividades cognitivas, um exemplo disso é o
planejamento de ações que respeitem a criança e suas formas de expressão através das
brincadeiras.
Trabalhar na educação infantil é apresentar a criança aos conteúdos dentro da linguagem delas, ou seja, na forma lúdica. Nos dias de hoje o professor tem mais acesso a recursos que possam vim a facilitar o trabalho do professor e o entendimento do aluno.
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