sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Projeto de Aprendizagem.

O seminário integrador deste semestre solicitou a continuidade de um trabalho onde o nosso tema escolhido foi A importância do lúdico na alfabetização. Como trabalho atualmente na educação infantil este é um assunto que me inquieta, pois na educação infantil se trabalha exclusivamente com o lúdico e quando a criança ingressa para o primeiro ano os pais criam uma expectativa de que ele vai aprender a ler e escrever logo no primeiro semestre, mas não param para analisar tudo que a criança já aprendeu  durante a educação infantil, muitas vezes eles não qualificam se ela realmente esta aprendendo, mas se ela esta lendo e escrevendo ta bom. Por outro lado temos os educadores que devem estar preparados para receber esses alunos a apresentar uma nova forma de conhecimento, e de como eles devem procurar entender e apender dali pra frente. Normalmente a criança também ingressa para o primeiro ano cheio de perspectiva, por isso o professor deve estar bem preparado para poder apresentar um novo mundo de conhecimentos para o aluno, incentivando-o a ir em busca desse conhecimento, usando como base a bagagem de conhecimento que este aluno já possui, é por isso que o lúdico se torna uma ferramenta fundamental para a alfabetização pois ainda no primeiro ano a criança se comunica através das brincadeiras, e tudo que envolve jogos e atividades lúdicas chama a atenção deles. Mas o professor tem que ter muita cautela ao se utilizar do lúdico para alfabetizar pois todas as atividades requer fundamentos, não pode ser qualquer jogo ou qualquer brincadeira, ela tem que fazer a criança explorar, pensar e raciocinar por si mesma para que tenha um bom resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário