quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Ler é viajar na imaginação !

         Ler é mergulhar num mundo mágico, é viajar para lugares desconhecidos através da imaginação. A escola deve ser grande responsável por ajudar os alunos a embarcarem nesta viagem, transformando-os em leitores.
          Não é difícil prender a atenção das crianças, quando é hora de contar histórias, pois a maioria dos alunos esperam por esse momento. É através da contação de história, que a criança relaciona o mundo real com o mundo da imaginação. O professor não deve limitar-se a ler e repetir o que já foi dito, no caso de reconto do texto, o exercício será cansativo e desinteressante, pois a criança é sensível à magia das palavras. Se a história foi mágica para o aluno, vale relê-la incansavelmente. Se a história não emocionou a criança com suas palavras, não será pela repetição em sala que ira emocioná-la. O importante é fazer a criança pensar.

      Nessa foto acima foi registrado a hora do conta com a história "A mochila de Camila", os alunos interagiram com a história e após puderam explorar a mochila com os objetos, e comparar com o livro, foi um momento de muita interação entre todos.

Reflexão sobre postagem: dedosanjos.blogspot.com/2016/07/semana-passada-concluimos-o-projeto.html


Sobre Ludicidade e sua importância


    O professor deve procurar formas para contribuir na formação de cidadãos, ao refletir em sua prática pedagógica e ao trabalhar a atividade lúdica de forma que o aluno aprenda brincado. De acordo com Freire (1996, p. 59), “Saber que deve respeito à autonomia do educando exige de mim uma prática coerente”.

            Essas palavras levam-nos a refletir sobre a necessidade de uma prática pedagógica que respeite a individualidade do aluno. “Para brincar de modo efetivo, as crianças precisam de companheiros de brincadeiras, materiais, áreas, oportunidade, espaço, tempo, entre outros” (MOYLES, 2002, p. 106).

                As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.
            Toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender e garante o prazer. Na educação infantil, por meio das atividades lúdicas a criança brinca, joga e se diverte. Ela também age, sente, pensa, aprende e se desenvolve. As atividades lúdicas podem ser consideradas, tarefas do dia a dia na educação infantil.














Desafiar o aluno e deixar com que ele mesmo descubra sua capacidade, isso é dar autonomia ao aluno.

Reflexão da postagem: dedosanjos.blogspot.com/2015/11/eu-acredito-que-as-atividades-ludicas.html