quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Fundamentos da Alfabetização


            Sempre achei muito importante a criança ter contato com livros desde bebê, depois que fui mãe então, sempre procurei ler para meu filho, dar de presente a ele e aos meus afilhados livros de historinhas de acordo com a idade de cada um, para mim isso é a coisa mais natural. mas ainda me surpreendo quando encontro crianças que nunca ganharam um livro... outro dia fui fazer o trabalho de alfabetização e peguei duas crianças que são alunas de uma amiga e colega de profissão, comecei conversando com as crianças, elas foram fazendo o que pedi pra elas, e, conversando  me disseram que ainda não sabiam ler, durante a conversa me disseram muitas coisas sobre a escola e o que elas estavam aprendendo, e que nunca haviam ganhado nenhum livrinho, viam as letras em jornal revistas ou até na tv, mas que a primeira vez que tiveram contato mesmo com livros de histórias infantis foi na escola, eu fiquei muito pensativa, o tempo que essas crianças perderam em viajar na imaginação, de  ouvir uma historinha e fantasiar, de lidar pegar um livro e tentar mudar o final da história, enfim mil coisas se passaram na minha cabeça. ao termino do trabalho fui ao quarto do meu filho e pedi emprestado a caixa de livros dele, separei alguns e levei até elas e disse cada uma escolhe um livrinho porque vou dar a vocês de presente, elas primeiro pediram pra olhar todos e eu deixei depois de muito folharem os livros e conversarem entre si cada uma pegou um livro, e foram pra casa com o olhinho brilhando por terem ganhado um livrinho, eu eu pensei "nossa as vezes é tão fácil fazer a criança feliz, e a gente nem sabe".

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Pablo, de fato fiquei muito triste com essa realidade, tinha que ter uma maneira de mudarmos isso, mas acaba se tornando difícil, pois pra ajudarmos, temos que mexer na nossa rotina do dia a dia que já é extremamente corrida.

      Excluir
  2. Sim, há pouco investimento e estrutura por parte dos governos e nossa dificuldades são grandes. Apesar dessas limitações, o 'fazer' das professoras faz toda a diferença. Abç!

    ResponderExcluir