É incrível a importância que tem em respeitarmos e orientarmos as crianças em cada uma dos estágios, pois um trauma ou algo que não fique bem resolvido pode trazer danos para o resto da vida inclusive na formação de caráter do individuo, nos pais e educadores temos que ficar atentos para conseguirmos orientar nossas crianças, para que eles passem por cada estágio com naturalidade.
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Lúdico
Triste Evolução !
Fundamentos da Alfabetização
Criança X Mídia
É assim que a mídia vê nossas crianças, nos dias de hoje, eles acham que agradando as crianças vão conseguir vender muito mais, e na maioria das vezes eles não tem o menor cuidado se o produto anunciado é ideal para crianças, ou não. Os pais por sua vez, andam cada dia mais ocupados com trabalho para poder proporcionar a seus filhos um qualidade de vida um pouco melhor, muitas vezes acabam deixando que a televisão, internet, propagandas em revistas e etc. induzem seus filhos a quererem coisas materiais da atualidade, porque está na moda e a maioria de seus amigos ou colegas estão usando então os pais vão lá e compram. A mídia esta interferindo também na alimentação dos nossos jovens e adolescentes, ditando que pra meninas que pra elas serem bonitas elas tem que ser magras e altas, dizem a melhor roupa, o melhor calçado, a cor dos cabelos do momento, e assim por diante. Já pros meninos eles tem que ser fortes e musculosos, também dizem a melhor roupa, calçado e etc.
Na minha opinião nós pais e educadores temos que orientar nossas crianças que cada um é o que é, e que não é porque está passado na tv que temos que compra-lo, mas infelizmente as vezes é mais fácil dar o que a criança pede para poder assim justificar a ausência dos pais no dia a dia da vida de seus filhos, por causa do trabalho, é difícil mas temos a obrigação de mudarmos nossa atitude em favor de nossas crianças.
terça-feira, 24 de novembro de 2015
Escolarização
"Só existirá democracia no Brasil no dia em que montar no país a máquina que prepara a democracia. Essa máquina é a escola pública."
Anísio Texeira
Após tantas lutas e sacrifícios foi foi criada a escola pública, que mesmo nos dias de hoje ainda precisar melhor muito, ainda temos uma longa caminhada que ao meu ver nunca terá fim, estaremos sempre em busca da perfeição, ou pelo menos do melhor, para nossas crianças e adolescentes.
Criança não tem dificuldade na alfabetização !
Em um de nossos encontros da interdisciplina de alfabetização, a professora Ivany Souza Avila disse que as crianças que estão em processo de alfabetização raramente apresentam dificuldade de aprendizagem, na verdade a criança desconhece o nome das letras e não sabe os sons de cada uma, ela não sabe do que se trata. fui pra casa e fiquei refletindo sobre o que foi falado em aula, e observando os alunos, entendi o que a minha professora quis dizer, eu até então pensava como muitos outros professores pensam, quando se deparam com crianças que com 5 ou 6 anos de idade que mal tiveram contato com livros, cadernos, lápis ou canetas, lógico que pra eles é tudo novidade, pode até parecer estranhos mas mesmo nos dias de hoje encontro alunos que não sabem nem segurar um lápis, esses alunos na verdade não vão ter dificuldade de aprendizagem, eles vão aprender um pouco mais devagar do que os seus colegas, cabe ao professor respeitar o limite e a natureza do aluno e apresentar a ele formas de aprendizagem que prendam sua atenção e desperte nele a vontade de aprender cada vez mais.
A Magia da leitura
Ler não é decifrar
Alfabetização
Em um dos encontros de alfabetização foi comentado em sala de aula que o professor deve explorar o aluno para saber em que nível de alfabetização ele se encontra, pois a alfabetização se inicia desde muito cedo, e quando a criança ingressa na escola ela já traz uma bagagem de conhecimentos.
Muitas vezes não nos damos por conta disso, pois é mas fácil iniciar a alfabetização do zero do que explorar a criança para ver o que ela já sabe, refletindo sobre isso, e tentado trazer isso a minha realidade em sala, notei que a criança fica mais feliz quando o professor escuta ela, quando nos mostramos interessados em saber o ela já sabe, o aluno se sente importante, pois na sua visão ele está trocando conhecimentos com o professor, isso lhe dá mais confiança em si mesmo, e na minha opinião o aluno tende a mostrar um melhor desempenho durante o ano.
Assinar:
Postagens (Atom)