quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Estágios de desenvolvimento




É incrível a importância que tem em respeitarmos e orientarmos as crianças em cada uma dos estágios, pois um trauma ou algo que não fique bem resolvido pode trazer danos para o resto da vida inclusive na formação de caráter do individuo, nos pais e educadores temos que ficar atentos para conseguirmos orientar nossas crianças, para que eles passem por cada estágio com naturalidade.


Lúdico



Eu acredito que as atividades lúdicas estimulam e auxiliam do desenvolvimento da aprendizagem, pois as com certeza as crianças aprendem muito mais brincado, pelo fato da brincadeira fazer parte do seu mundo, cabe ao professor direcionar esta atividade para que todos interagem entre si e com o professor, de uma forma criativa e construtiva.

Triste Evolução !




Escolhi esta imagem porque ao meu ver retrata bem a evolução não só das escolas, mas a evolução e a mudanças da sociedade. Antigamente os alunos eram cobrados por seus professores que tinham total apoio dos pais, os professores eram considerados autoridades, e valorizados pela sociedade e pelos governantes. Nos dias atuais onde temos mais recursos mais tecnologias que podem ser utilizadas a favor da educação, temos a total falta de consideração com os nossos educadores, os alunos querem muitas vezes saber mais que o professor em sala de aula e o que é pior com o total apoio dos pais, que pensam que as escolas tem o dever de educar seus filhos.

Fundamentos da Alfabetização


            Sempre achei muito importante a criança ter contato com livros desde bebê, depois que fui mãe então, sempre procurei ler para meu filho, dar de presente a ele e aos meus afilhados livros de historinhas de acordo com a idade de cada um, para mim isso é a coisa mais natural. mas ainda me surpreendo quando encontro crianças que nunca ganharam um livro... outro dia fui fazer o trabalho de alfabetização e peguei duas crianças que são alunas de uma amiga e colega de profissão, comecei conversando com as crianças, elas foram fazendo o que pedi pra elas, e, conversando  me disseram que ainda não sabiam ler, durante a conversa me disseram muitas coisas sobre a escola e o que elas estavam aprendendo, e que nunca haviam ganhado nenhum livrinho, viam as letras em jornal revistas ou até na tv, mas que a primeira vez que tiveram contato mesmo com livros de histórias infantis foi na escola, eu fiquei muito pensativa, o tempo que essas crianças perderam em viajar na imaginação, de  ouvir uma historinha e fantasiar, de lidar pegar um livro e tentar mudar o final da história, enfim mil coisas se passaram na minha cabeça. ao termino do trabalho fui ao quarto do meu filho e pedi emprestado a caixa de livros dele, separei alguns e levei até elas e disse cada uma escolhe um livrinho porque vou dar a vocês de presente, elas primeiro pediram pra olhar todos e eu deixei depois de muito folharem os livros e conversarem entre si cada uma pegou um livro, e foram pra casa com o olhinho brilhando por terem ganhado um livrinho, eu eu pensei "nossa as vezes é tão fácil fazer a criança feliz, e a gente nem sabe".

Criança X Mídia


         É assim que a mídia vê nossas crianças, nos dias de hoje, eles acham que agradando as crianças vão conseguir vender muito mais, e na maioria das vezes eles não tem o menor cuidado se o produto anunciado é ideal para crianças, ou não. Os pais por sua vez, andam cada dia mais ocupados com trabalho para poder proporcionar a seus filhos um qualidade de vida um pouco melhor, muitas vezes acabam deixando que a televisão, internet, propagandas em revistas e etc. induzem seus filhos a quererem coisas materiais da atualidade, porque está na moda e a maioria de seus amigos ou colegas  estão usando então os pais vão lá e compram. A mídia esta interferindo também na alimentação dos nossos jovens e adolescentes, ditando que pra meninas que pra elas serem bonitas elas tem que ser magras e altas, dizem a melhor roupa, o melhor calçado, a cor dos cabelos do momento, e assim por diante. Já pros meninos eles tem que ser fortes e musculosos, também dizem a melhor roupa, calçado e etc.
Na minha opinião nós pais e educadores temos que orientar nossas crianças que cada um é o que é, e que não é porque está passado na tv que temos que compra-lo, mas infelizmente as vezes é mais fácil dar o que a criança pede para poder assim justificar a ausência dos pais no dia a dia da vida de seus filhos, por causa do trabalho, é difícil mas temos a obrigação de mudarmos nossa atitude em favor de nossas crianças.


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Escolarização

 

  "Só existirá democracia no Brasil no dia em que montar no país a máquina que prepara a democracia.  Essa máquina é a escola pública."
                                                                                            Anísio Texeira

Após tantas lutas e sacrifícios foi foi criada a escola pública, que mesmo nos dias de hoje ainda precisar melhor muito, ainda temos uma longa caminhada que ao meu ver nunca terá fim, estaremos sempre em busca da perfeição, ou pelo menos do melhor, para nossas crianças e adolescentes.

Criança não tem dificuldade na alfabetização !


           Em um de nossos encontros da interdisciplina de alfabetização, a professora Ivany Souza Avila disse que as crianças que estão em processo de alfabetização raramente apresentam dificuldade de aprendizagem, na verdade a criança desconhece o nome das letras e não sabe os sons de cada uma, ela não sabe do que se trata. fui pra casa e fiquei refletindo sobre o que foi falado em aula, e observando os alunos, entendi o que a minha professora quis dizer, eu até então pensava como muitos outros professores pensam, quando se deparam com crianças que com 5 ou 6 anos de idade que mal tiveram contato com livros, cadernos, lápis ou canetas, lógico que pra eles é tudo novidade, pode até parecer estranhos mas mesmo nos dias de hoje encontro alunos que não sabem nem segurar um lápis, esses alunos na verdade não vão ter dificuldade de aprendizagem, eles vão aprender um pouco mais devagar do que os seus colegas, cabe ao professor respeitar o limite e a natureza do aluno e apresentar a ele formas de aprendizagem que prendam sua atenção e desperte nele a vontade de aprender cada vez mais.






A Magia da leitura




Ler em voz alta para uma criança é dar asas para imaginação, é viajar com ela para um mundo de faz de conta, onde tudo é possível.

Ler não é decifrar



Ao ler esta citação de Emília Ferreiro, me chamou muito a atenção, pois "ler não é decifrar", mas sim saber o identificar o significado de cada coisa, e  que "escrever não é copiar" e sim saber passar pro papel o que tu quer dizer. no momento em que uma criança pega um papel e faz um desenho, se alguém perguntar o que ela está fazendo ela vai olhar pro papel e vai ler o que ela ta escrevendo ou desenhando, isso é sim uma forma de ler e escrever, sem que seja na forma da escrita convencional. O mesmo acontece quando uma criança pega um livro, ela ao folhear o livro, faz uma leitura através do que ela vê nas imagens associadas a suas lembranças e seu conhecimento, assim ela interpreta  o que esta escrito.

Alfabetização


Em um dos encontros de alfabetização foi comentado em sala de aula que o professor deve explorar o aluno para saber em que nível de alfabetização ele se encontra, pois a alfabetização se inicia desde muito cedo, e quando a criança ingressa na escola ela já traz uma bagagem de conhecimentos.
  Muitas vezes não nos damos por conta disso, pois  é mas fácil iniciar a alfabetização do zero do que explorar a criança para ver o que ela já sabe, refletindo sobre isso, e tentado trazer isso a minha realidade em sala, notei que a criança fica mais feliz quando o professor escuta ela, quando nos mostramos interessados em saber o ela já sabe, o aluno se sente importante, pois na sua visão ele está trocando conhecimentos com o professor, isso lhe dá mais confiança em si mesmo, e na minha opinião o aluno tende a mostrar um melhor desempenho durante o ano.