Estudando um pouco sobre os mecanismo de defesa, percebemos nitidamente como eles aprecem no nossa dia a dia, como lidamos com eles sem nem ao menos perceber. Usamos nossos mecanismo de defesa pra tudo na vida, isso aos nossos olhos serve para nos protegermos de alguma coisa, ou de algum sentimentos que não queremos sentir. Obrigado professora Tania Beatriz Iwaszko Marques, por nos proporcionar tais conhecimentos tenho certeza que nossas aulas serão cada vez melhores, com assuntos interessantes e de grande valia para nosso dia a dia, para que possamos evoluir como profissional e como pessoa.
Oi Denise. Onde, em tua opinião, aparecem mais os "mecanismos de defesa psicológicos" em uma escola?
ResponderExcluirOlá, tutor Pablo, na minha visão nos deparamos com diversas situações durante nosso dia-a-dia que envolvem os mecanismo de defesa, isso em crianças e adultos. Por exemplo, as vezes em sala de aula temos um determinado aluno, que já está acostumado a levar a culta por tudo, (por ser muito agitado) que quando a professora pergunta: "quem fez isso?" a primeira reação dele é dizer bem alto: "NÃO FUI EU PROFESSORA", ao meu ver isto é um mecanismo de defesa claro, outro exemplo seria o de que muitos pais não conseguem aceitar ou enxergar como seu filho realmente é, então fantasiam como eles desejam que seu filho seja, e trazem pra realidade. estes são alguns exemplos não sei se estão corretos, mas foi a conclusão que cheguei.
ResponderExcluirÉ mesmo! Acontece bem assim em minha escola também. Abraços
ResponderExcluirOlá Denise! Gostei das tuas reflexões sobre a aula de Psicologia e gostaria de saber o que as aulas de alfabetização estão proporcionando em teu fazer pedagógico. Como as aprendizagens dessa interdisciplina estão mudando, ou não, seu modo de pensar e de agir enquanto professora alfabetizadora? Aguardo teu retorno e tb suas atividades no Moodle, ok? Abraços, Josele.
ResponderExcluirOi Denise,
ResponderExcluirMuito bom seu exemplo logo acima!! Os mecanismos de defesa estão presentes em muitos momentos na relação professor - aluno. É importante pontuar também que, muitas vezes, as ações não são pessoais, e sim uma forma do aluno expressar o que está vivenciando.
Abraços,