quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A evolução da escola, professor e aluno



                                   
     Escolhi estas frases de Jean Piaget, pois acho que tem muito haver com o que debatemos em sala no último encontro com o professor Gilmar, que nos trouxe um pouco de conhecimento sobre o início da escolarização no Brasil. Antigamente o professor era a autoridade máxima, inclusive para a sociedade, em sala de aula o que o professor falasse era ordem. Durante muitos tempo o professor podia inclusive dar umas palmadas nos alunos se fosse necessário.
    Analisando como era a educação e escolas no seu início, notamos o quanto evoluiu, e esta evolução se dá pelo desenvolvimento dos alunos e educadores.
    Nos dias de hoje os professores não são mais tão valorizados pela nossa sociedade, como antigamente, mas continuam desempenhando papéis fundamentais na vida de cada ser.
     A educação foi se aprimorando e os alunos de ontem se tornaram educadores de hoje, procurando sempre fazer melhor do aprendeu, e buscando novos desafios para o aprendizado de seus alunos, estimulando neles a vontade do aprender, assim professor e aluno aprendem juntos.


3 comentários:

  1. concordo com a evolução da Educação embora tenhamos perguntas sem repostas, como da referida aula citada por você, o texto acima veio complementar à tua escrita, pergunto:
    - a escola é do século XIX?
    - o professor é do século XX?
    - o aluno do século XXI?
    Vamos trocar umas idéias, pois me identifiquei muito com o teu texto.

    ResponderExcluir
  2. concordo com a evolução da Educação embora tenhamos perguntas sem repostas, como da referida aula citada por você, o texto acima veio complementar à tua escrita, pergunto:
    - a escola é do século XIX?
    - o professor é do século XX?
    - o aluno do século XXI?
    Vamos trocar umas idéias, pois me identifiquei muito com o teu texto.

    ResponderExcluir
  3. Olá colegas. A perda de autoridade do professor, podemos dizer que é completa ou relativa? E será que a perda de autoridade do professor é apenas negativa para o professor? Será que não há como ter tirar algum benefício disso? Abraços!

    ResponderExcluir