quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Seguimos refletindo.


Ao meu ver essa imagem ainda é muito impactante, me causa uma profunda tristeza, pois ainda encontramos muitos pais responsabilizando a escola e os professores pelo fracasso de seus filhos.
Quando postei essa imagem junto com a minha opinião a tutora Tais Barbosa comentou que "...os tempos mudaram e os valores também, é importante como professores pensarmos também em formas e estratégias de lidar com essas mudanças." Concordo com a Tais, mas confesso que isso é muito difícil, pois em situações assim muitas vezes a família é intransigente, e exigem que a escola e o professor façam a vontade deles prevalecer, e na maioria das vezes a escola evita de tomar as decisões cabíveis e mais coerente, para não se incomodar. 
Ano passado tivemos problemas graves com dois alunos, e ambos envolvendo a família que culpava a escola pelas atitudes de seus filhos, por diversas vezes ouvi da direção a seguinte frase: "Calma, falta pouco, ano que vem eles vão trocar de escola." Cada vez que eu escutava essa frase me sentia muito triste, pois elas estavam só empurrando um problema ´para outra pessoa, no caso para outro colega, já que este aluno era do pré, e neste ano ele foi para o primeiro ano, e minha escola é de educação infantil. Um aluno acredito que tivemos um progresso, depois de muitas reuniões com a mãe, e muito dialogo, carinho e combinações em sala de aula com o aluno, mas infelizmente com o outro não tivemos progresso algum. 
Acredito que para a educação ter sucesso precisa existir uma parceria entre escola e família, só assim formaremos seres pensantes, críticos e cidadãos de bem.


Reflexão da postagem:
dedosanjos.blogspot.com/2015/11/escolhi-esta-imagem-porque-ao-meu-ver.html#comment-form

A importância do brincar

A brincadeira proporciona, por exemplo, a um bebê explorar ambientes desconhecidos, e se desenvolver com isso, existem brincadeiras que estimulam cada fase do desenvolvimento infantil, é importante perceber qual brincadeira é indicada para determinada idade.
Através das brincadeiras, é possível trabalhar diversas etapas, como o cuidado consigo, o cuidado com o outro, resolução de problemas, com isso desenvolve-se na criança a socialização e a cidadania.
Principalmente na educação infantil o brincar é fundamental, pois é a forma da criança se comunicar com tudo a sua volta, e muitas vezes de mostrar na escola a realidade que vive em casa, por isso a importância do professor estar bem atento a todas as brincadeiras de seus alunos.


Reflexão da postagem: 
dedosanjos.blogspot.com/2015/11/eu-acredito-que-as-atividades-ludicas.html#comment-form

Aprendizagem do PEAD

Ao ler essa postagem, e refletir o porque dessa postagem, percebi que mudei muito meu olhar para meus alunos e tudo que diz respeito a educação. Antes do PEAD eu nunca tinha trabalhado com projeto de aprendizado, onde o assunto trabalhado parte da curiosidade de maus alunos, não conhecia o mapa conceitual e nem para que ele servia, eu trabalha ciências com meus alunos e nem sabia, Esses aprendizados e muitos outros adquiri com as aulas do PEAD. Aprendi ater um olha mais crítico a tudo que me cerca, aprendi a realmente ouvir meus alunos, não importando a idade, a refletir sobre as minhas atitudes, e assim melhorar o que precisar. Sempre acreditei que o alno aprende mais quando gosta, admira e respeita seu professor, e hoje acredito que isso depende muito mais do educador do que do educando, pois o educador deve ir em busca de formas para se aproximar de todos os seus alunos, para que eles consigam construir seu aprendizado.

dedosanjos.blogspot.com/2016/06/quem-nao-assistiu-ao-filme-infantil.html#comment-form

Criança se desenvolve com música.

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
A musicalização na educação infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.
Não importa a fase em que a criança se encontra, basta começar a cantar que ela para o que está fazendo para prestar atenção na música.

dedosanjos.blogspot.com/2016/06/segundo-professora-leda-de-albuquerque.html

Vamos falar diariamente ?

Acredito que a consciência negra deve ser trabalhada todos os dias, e não somente no 20 de novembro.  O racismo ainda existe e muito mais frequente do que imaginamos, por isso a importância de se trabalhar a igualdade dentro e fora das salas de aula, mostrando para os nossos alunos que todos temos os mesmos direitos e deveres, e que todos somos diferentes. O dia da consciência negra foi criando para homenagear Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e herói da resistência negra para o fim da escravidão no Brasil, morto em 20 de novembro de 1965, esta data foi reservada para a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.


dedosanjos.blogspot.com/2017/11/dia-da-consciencia-negra.html

Pedagogia, Erro e Ilusão





      Ao assistir esse vídeo me lembrei dos estudos texto "As cegueiras do conhecimento: O erro e a ilusão, de Edgar Morin, onde ele diz que todo o conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão.
Nesse vídeo Mario Sérgio Cortella nos faz refletir sobre a diferença de gostar de criança e ser pedagoga, trabalhar em meio as dificuldades do dia a dia, ou seja, nos faz refletir sobre o conhecimento e a ilusão. Pois estudamos e nos preparamos para aplicar atividades diferenciadas para nossos alunos, pensando sempre no melhor, mas quando chegamos em sala muitas vezes nos deparamos com uma realidade muito cruel, onde muitos alunos vão para a escola pensando nas refeições, pois são as únicas que terão no dia, ou nos deparamos com alunos agressivos, deprimidos e com muitos outros problemas que muitas vezes o professor em sala de aula não consegue resolver sozinho. Mas quando estamos estudamos temos acessa a técnicas que ensino, jogos e atividades pedagógicas maravilhosas e saímos de cada encontro com uma vontade enorme de por tudo em prática com nossos alunos, imaginando uma aula perfeita.
   Eu tive uma experiencia muito agradável nos meus encontros no PEAD, após uma aula, resolvi na outra semana incluir em um plano de aula tudo que eu aprendi, e deu certo, meus alunos adoraram, foi uma aula onde todos participaram e interagiram de igual pra igual, mas também já tive a experiencia ao contrário onde a aula não rendeu o que eu esperava. O erro e a ilusão é mais ou menos assim, muitas vezes nos iludimos com ideias grandiosas e acabamos cometendo o erro de não pensar se aquilo realmente está de acordo com os nossos alunos.

dedosanjos.blogspot.com/2017/12/segundo-morin-racionalidade-e-melhor.html