Mesmo nos dias atuais é
muito comum encontrar vários elementos da pedagogia de Comênico em nosso
cotidiano de sala de aula. Segundo Comênico em “Didática Magna 1657) destaca
quatro elementos importantes para a pedagogia.
1. A consideração do aluno:
Este elemento é da maior importância, até porque em muitas pedagogias
tradicionais, o aluno, suas necessidades e suas capacidades não são
consideradas, o enfoque da pedagogia se concentra no professor e nos conteúdos
a serem trabalhados. Ao contrário disso, Comênio chama a atenção para respeitar
a capacidade de compreensão do aluno (cap. 16), não sobrecarregar as aulas,
progredir do fácil para o difícil, cuidar da motivação dos alunos (cap. 17),
animar os alunos a ensinarem uns aos outros (cap. 18) e alterar o trabalho com
descanso através de conversa, brincadeira ou música (cap. 15).
2. O ensino igual para
todos: Como Comênio já explica no prefácio, a importância da educação para o
ser humano exige uma educação para homens e mulheres e para todos os grupos
sociais.
3. O realismo do ensino: A
aprendizagem deve começar, segundo Comênio, a partir dos sentidos, da
percepção, da experiência do aluno, e não a partir de teorias abstratas. Neste
sentido, Comênio acusa as escolas de formarem alunos que normalmente só conseguem
repetir nomes e conceitos sem compreenderam do que estão falando. Contra isso,
ele propõe que os alunos façam experiências por conta própria e aprendam a
partir das próprias observações e não somente repetindo o que outras pessoas
disseram (cap. 18).
4. Finalmente queremos
destacar a importância que Comênio atribui ao bom relacionamento entre
professor e aluno como fundamento para a aprendizagem do aluno (cap.19).
É incrível descobrir que nos dias de hoje ainda tentamos
pôr em pratica uma pedagogia que foi descoberta a mais de 300 anos, e ainda
assim muitas vezes encontramos dificuldades para exerce-la.
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