terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Diversidade Cultural X Escola

Ao assistir esse vídeo abaixo, lembrei-me logo da primeira da aula da disciplina de Escola, Cultura e Sociedade, onde debatemos sobre a dificuldade que as escolas encontram em abordar sobre a diversidade cultural de uma forma natural. Nossa sociedade mudou, e com essa mudança surgiram novos princípios, novos sonhos, nova forma de vida, assim vai se adquirindo uma sociedade com características especificas. As famílias vem se estruturando de formas não tão tradicional, mas não deixam de ser famílias.
       O professor do vídeo encontrou uma forma diferente de ensinar sua disciplina, que por sinal não é nada fácil, (Física) usando o gosto musical da maioria de seus alunos, no inicio podemos ver que eles estranharam um pouco, e até acharam engraçado, mas no final eles adoraram, a forma que o professor arrumou de fazer eles entenderem a matéria.  Ao meu ver temos sim que trazer assuntos da atualidade para dentro da sala de aula, deixar com que o aluno crie ligações do que aprende na sala de aula com o que ele aprende no mundo.

       Mas ao refletir de verdade sobre essa forma descontraída da aula desse professor eu me questionei:

         "Será que esses alunos realmente aprenderam, ou só decoraram a regra com mais facilidade por causa do ritmo da música criada pelo professor?"

Mas temos que ter cuidado para simplesmente não ensinarmos para os nossos alunos uma forma de decorar diferente de antigamente.
   Parabéns para esse professor que deu uma aula que até eu gostaria de participar.



https://www.youtube.com/watch?v=BahUMAWjA7Q
       

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

O que é Censo Escolar ?

     



      O censo escolar é um levantamento que mobiliza todas as escolas públicas e privadas de educação básicas realizada todos os anos pelo ministério da educação, e tem por finalidade obter um retrato fiel da educação brasileira. O Censo é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica, uma vez que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio), Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
      Os dados do Censo são coletados com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, além de todas as escolas públicas e privadas do País. A coleta das informações é realizada por meio de um sistema de acesso chamado Educacenso, que as armazena em um computador central na sede do Inep em Brasília. Os dados são declaratórios e quem preenche o relatório é o diretor da escola ou uma pessoa designada por ele. De acordo com a portaria Nº 269 de 23 de março de 2017 Estabelece as datas e o respectivos responsáveis para as duas etapas de coleta e atividade de processo de execução do censo escolar da educação básica de 2017.
      O censo coleta informações de infraestrutura disponível, as dependências existentes, os equipamentos e as etapas e modalidades de escolarização oferecidas. De cada aluno, são coletados dados como sexo, cor/raça, idade, etapa e escolaridade de ensino que frequenta, nacionalidade, local de nascimento, turma que frequenta, a utilização de transporte escolar e se é portador de deficiência (caso sim, qual tipo). A formação dos docentes e os tipos de turma existentes também fazem parte das questões do Educacenso. Segundo a portaria MEC Nº 197 de 7 de março de 2014, (Dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições de educação básica, de educação superior e educação profissional e tecnológica ofertantes de cursos de capacitação profissional técnico de nível médio e de cursos de formação e continua ou qualificação profissional articulados à educação básica a responder anualmente ao censo escolar da educação básica.)

       O Censo Escolar é muito mais do que uma contagem de alunos. Esta pesquisa cumpre um papel estratégico por fornecer subsídios indispensáveis para a definição de políticas para a melhoria da qualidade do ensino. Foi com base nos dados apurados pelo Censo que se detectou como um dos principais problemas do ensino fundamental a incidência de elevadas taxas de distorção idade/série, por sua vez reflexo das elevadas taxas de reprovação e abandono escolar.

Método Clínico

O método clinico é muito importante para analisar o aluno no ambiente escolar, e auxilia a construção do conhecimento do aluno, pois o estimula a criar hipóteses para o entendimento e esclarecimento de problemas/situações através de investigações e conclusões criadas pelo próprio aluno. Diante disso cabe ao professor saber olhar com um olhar mais atento, para saber captar todos os momentos de aprendizagem dos alunos, assim como as curiosidades que eles demonstram. É necessário que o professor desafie seu aluno, para poder entender e compreender a organização e a forma de raciocino de seu aluno.   
     O método clínico-crítico utilizado por Jean Piaget em suas pesquisas tem como característica principal a intervenção sistemática do experimentador diante da conduta do sujeito, seja na relação verbal e ou na manipulação de objetos com explicação, por meio de respostas às explicações ao conteúdo em questão, dadas pelo sujeito. Delval (2002).



Referencias

Denise Rocha Pereira “Reflexão Sobre o Método Clínico-Crítico Piagetiano: Teoria e Prática”, a autora escreve uma citação de Delval:
 - DELVAL, Juan. Introdução à prática do método clínico. Descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: ARTMED, 2002.