quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Método Clínico

O método clinico é muito importante para analisar o aluno no ambiente escolar, e auxilia a construção do conhecimento do aluno, pois o estimula a criar hipóteses para o entendimento e esclarecimento de problemas/situações através de investigações e conclusões criadas pelo próprio aluno. Diante disso cabe ao professor saber olhar com um olhar mais atento, para saber captar todos os momentos de aprendizagem dos alunos, assim como as curiosidades que eles demonstram. É necessário que o professor desafie seu aluno, para poder entender e compreender a organização e a forma de raciocino de seu aluno.   
     O método clínico-crítico utilizado por Jean Piaget em suas pesquisas tem como característica principal a intervenção sistemática do experimentador diante da conduta do sujeito, seja na relação verbal e ou na manipulação de objetos com explicação, por meio de respostas às explicações ao conteúdo em questão, dadas pelo sujeito. Delval (2002).



Referencias

Denise Rocha Pereira “Reflexão Sobre o Método Clínico-Crítico Piagetiano: Teoria e Prática”, a autora escreve uma citação de Delval:
 - DELVAL, Juan. Introdução à prática do método clínico. Descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário