O método clinico é muito importante para analisar
o aluno no ambiente escolar, e auxilia a construção do conhecimento do aluno,
pois o estimula a criar hipóteses para o entendimento e esclarecimento de
problemas/situações através de investigações e conclusões criadas pelo próprio
aluno. Diante disso cabe ao professor saber olhar com um olhar mais atento,
para saber captar todos os momentos de aprendizagem dos alunos, assim como as
curiosidades que eles demonstram. É necessário que o professor desafie seu
aluno, para poder entender e compreender a organização e a forma de raciocino
de seu aluno.
O método clínico-crítico utilizado por Jean
Piaget em suas pesquisas tem como característica principal a intervenção
sistemática do experimentador diante da conduta do sujeito, seja na relação
verbal e ou na manipulação de objetos com explicação, por meio de respostas às
explicações ao conteúdo em questão, dadas pelo sujeito. Delval (2002).
Referencias
Denise Rocha Pereira “Reflexão Sobre o Método
Clínico-Crítico Piagetiano: Teoria e Prática”, a autora escreve uma citação de
Delval:
- DELVAL, Juan. Introdução à prática do método
clínico. Descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário