Quando se fala em avaliar,
sempre nos arrepiamos, pois ao mesmo tempo que é fácil avaliar um aluno acaba
se tornando muito difícil por isso no papel. Luckesi (1995) sugere que provas e
exames servem apenas para verificar o grau ou o nível de desempenho em apenas
um aspecto do desenvolvimento do aluno.
A avaliação do aluno deve
ser diária, ele deve construir o conhecimento e decorar um conhecimento pronto,
No texto disponibilizado Ferreira (1992, p. 5) nos indica que:
"Avaliar não verificar
a reprodução, mas fornecer as condições para que o aluno crie algo novo. A
avaliação deve ser o momento de questionar, de problematizar, de hipotetizar o
que já foi visto. O professor deve criar formas de avaliações, que levem em
consideração o raciocínio do aluno, sua capacidade de produzir novos
conhecimentos.
Nenhum aluno é igual a o
outro, cada um tem seu próprio potencial, uma facilidade em alguma coisa e uma
dificuldade em outra, cabe ao educador saber orienta-los, e avaliar o
desempenho de cada aluno para vencer suas dificuldades.
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