domingo, 5 de agosto de 2018

Refletindo sobre avaliação




Quando se fala em avaliar, sempre nos arrepiamos, pois ao mesmo tempo que é fácil avaliar um aluno acaba se tornando muito difícil por isso no papel. Luckesi (1995) sugere que provas e exames servem apenas para verificar o grau ou o nível de desempenho em apenas um aspecto do desenvolvimento do aluno. 
A avaliação do aluno deve ser diária, ele deve construir o conhecimento e decorar um conhecimento pronto, No texto disponibilizado Ferreira (1992, p. 5) nos indica que: 
"Avaliar não verificar a reprodução, mas fornecer as condições para que o aluno crie algo novo. A avaliação deve ser o momento de questionar, de problematizar, de hipotetizar o que já foi visto. O professor deve criar formas de avaliações, que levem em consideração o raciocínio do aluno, sua capacidade de produzir novos conhecimentos. 
Nenhum aluno é igual a o outro, cada um tem seu próprio potencial, uma facilidade em alguma coisa e uma dificuldade em outra, cabe ao educador saber orienta-los, e avaliar o desempenho de cada aluno para vencer suas dificuldades. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário