quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Olha ele aqui !!!

No ano passado o MEC proporcionou aos professores uma formação com o nome de PNAIC, este ano a secretaria municipal resolveu dar continuidade a este projeto de formação de professores, com os professores, assistentes e estagiarias do município que atuam do pré ao quinto ano. Nesses encontros realizamos uma troca de conhecimentos, e recebemos uma proposta para desenvolver em sala de aula com nossos alunos. Nesse encontro tivemos que construir um mapa conceitual, e para minha surpresa muitos professores nunca tinham ouvida falar nessa ferramenta, nem mesmo sabia como fazer, mas no final deu tudo certo. E agora a proposta da escola é desenvolver um mapa com nossos alunos em sala de aula.


Falando sobre Alfabetização !!!


Logo nas primeiras aulas do curso, tivemos uma aula magnifica sobre alfabetização, onde a professora nos trouxe a importância de iniciar o letramento a partir do que o aluno já sabe. Hoje durante uma formação de professores na minha escola, a supervisora nos trouxe um material da pedagoga e psicopedagoga Cristina Rodrigues que postou um vídeo no youtube sobre letramento e alfabetização. Em um determinado momento no vídeo ela diz que “letramento e alfabetização tem significados diferentes, mas acorrem simultaneamente.” No meu ponto de vista eles não acontecem simultaneamente, na verdade o letramento vem bem antes da alfabetização, pois as crianças aprendem a reconhecer objetos, lugares e brinquedos sem nem ao menos estarem alfabetizada, ou em processo de alfabetização. A verdade é que o letramento inicia no momento em que a criança nasce, e a alfabetização inicia quando a criança ingressa para o ensino fundamental, ou seja, o primeiro ano.



Refletindo sobre a postagem: dedosanjos.blogspot.com

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

É hora de estagiar!!!




Chegou a hora de estagiar, é um misto de sentimento, um pouco de medo, muita ansiedade, até uma certa insegurança se tudo dará certo, mas é essencial essa etapa para podermos concluir um ciclo. O estágio é o momento de colocar em prático o que aprendemos ao longo do curso, de tomarmos nossas próprias decisões e comparar a realidade com a teoria, e assim ter certeza do que da certo.

O bom educador é aquele que procura saber mais do que já sabe, que se preocupa em proporcionar um ensino de qualidade para seus educandos. O PEAD me proporcionou um conhecimento técnico que eu não tinha, Paulo Freire diz: " Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção ou a sua construção." durante 3 anos fui construindo meu próprio aprendizado nas aulas, trabalhos e no final de cada semestre do pead, agora é chegada a hora de por em prática tudo que aprendi, e assim criar novos aprendizados.