sexta-feira, 20 de abril de 2018

Oficina de " Educação Inclusiva"

Hoje participei de uma oficina de educação inclusiva. A oficina iniciou com uma simples pergunta:
" Qual a melhor forma de conhecer um individuo/aluno?"
A maioria respondeu que a melhor forma de conhecer um, individuo/aluno é se aproximando, tentando interagir com ele.
Mas na verdade não é esta a melhor maneira de se conhecer o individuo/aluno, porque se o mesmo tiver alguma especificidade ele pode não interagir como os demais. Diante disso, observar é melhor forma de conhecer qualquer individuo inclusive os neuro tipos (ditos normais).  Foi falado também na diferença entre integrar e incluir, incluir o aluno com necessidades especiais é torna-lo participante da turma, e integrar o aluno com necessidades especiais é simplesmente deixa-lo entrar na sala de aula e não incluir ele nas atividades com os demais alunos.
Durante a palestra teve exemplos algumas  técnicas e jogos que auxiliam  na aprendizagem de alunos autistas.
Foi uma tarde de muito aprendizado, acho que deveríamos ter mais oficinas assim.

Um comentário:

  1. Que ótimo debate! Boas reflexões. Ficaria ótimo aproximar as tuas reflexões com a teoria desenvolvida e os aprendizados da disciplina que tivemos no semestre passado sobre a temática, correlacionando teoria e prática.

    Att, Katielle de Oliveira
    Tutora de Seminário Integrador

    ResponderExcluir