Hoje participei de uma oficina de educação inclusiva. A oficina iniciou com uma simples pergunta:
" Qual a melhor forma de conhecer um individuo/aluno?"
A maioria respondeu que a melhor forma de conhecer um, individuo/aluno é se aproximando, tentando interagir com ele.
Mas na verdade não é esta a melhor maneira de se conhecer o individuo/aluno, porque se o mesmo tiver alguma especificidade ele pode não interagir como os demais. Diante disso, observar é melhor forma de conhecer qualquer individuo inclusive os neuro tipos (ditos normais). Foi falado também na diferença entre integrar e incluir, incluir o aluno com necessidades especiais é torna-lo participante da turma, e integrar o aluno com necessidades especiais é simplesmente deixa-lo entrar na sala de aula e não incluir ele nas atividades com os demais alunos.
Durante a palestra teve exemplos algumas técnicas e jogos que auxiliam na aprendizagem de alunos autistas.
Foi uma tarde de muito aprendizado, acho que deveríamos ter mais oficinas assim.
Que ótimo debate! Boas reflexões. Ficaria ótimo aproximar as tuas reflexões com a teoria desenvolvida e os aprendizados da disciplina que tivemos no semestre passado sobre a temática, correlacionando teoria e prática.
ResponderExcluirAtt, Katielle de Oliveira
Tutora de Seminário Integrador