quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Criticar sem pensar !

Antes de criticarmos nossas crianças e jovens sobre o comportamento que apresentam ao utilizarem-se das tecnologias atuais e da forma que se relacionam com as pessoas, vamos parar para analisar a forma que eles foram criados, os exemplos que tiveram e o valores que foram passado para eles quando criança.  É muito fácil criticar, difícil é entender e fazer diferente, pesquisando como seria se fosse diferente. Se as crianças e jovens mudaram foi porque em algum momento nós mudamos, nossos pais mudaram e assim por diante, se essa mudança não está nos agradando, cabe a nós mesmos muda-las.
 Cheguei a esse pensamento após assistir ao vídeo " A sala da minha casa" do programa café filosófico com o filósofo e escritor Mario Sérgio Cortella, muito bom. Recomendo




2 comentários:

  1. Olá Denise!
    Tuas colocações são muito pertinentes. Teria algum exemplo de tua prática pedagógica para ilustrar estas tuas afirmações?
    Abraço,
    Cátia
    Tutora Seminário Integrador VI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite prof Catia.
      Atualmente em minha sala de aula temos um aluno que apresenta sérios problemas não só de comportamento mas de convivência com professores, colegas e funcionários da escola, pois não consegue cumprir regras e combinados. Este aluno ingressou este ano para nossa escola, veio de uma escola particular, no início pensamos que ele estava com dificuldade de adaptação, mas com o passar dos dias e meses, constatamos que não era. Foi então chamado os pais na escola para conversar sobre o comportamento deste aluno, que horas era carinhoso e amável, mas que na maioria das vezes é intolerante e agressivo, chegando a machucar a si mesmo e a terceiros durante suas crises de raiva. Ao relatar aos pais um pouco do que acontecia em sala de aula, e orientandos para fazer uma avaliação com a psicopedagoga da escola,nos surpreendemos com a reação dos pais deste aluno, pois eles foram totalmente contra a escola e professores, alegando que o filho dele é uma criança normal e que a professora está exagerando, por não saber lidar com os alunos. Desde então noto que este aluno que necessita de uma ajuda especializada para aprender a lidar com suas emoções vem se prejudicando a cada dia por causa dos pais que se negam a entender que seu filho precisa de ajuda. Noto que nos dias em que ele chega muito agitado e agressivo na escola, é porque aconteceu algo em casa. Fico muito triste em não poder ajudar mais este meu aluno, pois os pais não aceitam mais nem conversar direito com a equipe pedagógica da escola. Por acreditar que os filhos são os reflexos dos pais, fico muito preocupada com o futuro deste meu aluno que tem apenas 4 anos.

      Excluir