segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Seminário...

   

        No dia 08/10/16 tive o prazer de participar do X Seminário de Educação Infantil da EMEI Raio de Sol da cidade de Esteio, foi um dia muito emocionante e de muito aprendizado, pois assisti a uma palestra motivadora do professor Daltro Monteiro . A palestra do Professor Daltro foi muito impactante, pois ele abordou os métodos que nós professores usamos para abordar e educar nossos alunos, nos transmitiu relatos de suas experiencias como professor em sala de aula, entendimentos de suas pesquisas e suas próprias conclusões ao fazer a comparação entre a pesquisa e a realidade. chegou a citar o seguinte exemplo:

     "Somos professores do século XXI, lecionando em um sistema do século XVII, com alunos dentro da sala de aula do século XXV."
 
      Então ele pergunta como esse ensino vai dar certo ?
      É simples,  Não vai dar certo. 

     Cabe a nós professores começar a fazer a diferença em nossa sala de aula e em nossa escola, pois ser professor vai muito além de ensinar o alfabeto ou as fórmulas para entender matemática, física e química, ser professor é  ensinar com amor, com respeito e principalmente com caráter.



      

sábado, 23 de julho de 2016

Brincar e se Desenvolver.









Durante uma atividade com bola com os bebes de 6 meses -1 ano, notei a necessidade de estimular nos bebes o brincar, mostrar pra eles o quanto é bom aprender brincando. Através dessa brincadeira podemos estimular a motricidade, o equilíbrio, o raciocínio de uma forma alegre e descontraída onde a criança aprende brincando.
 "Piaget buscava entender como se dava o conhecimento, [...] descobriu certa coerência, na maneira de aprender e percebeu que o brincar, possibilitando a aprendizagem, também favorecia o desenvolvimento saudável.  (Ultramari, 2011, p. 95)"



 

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Hora do conto.

     Na semana passada concluímos o projeto "animais", na escola em que atuo como professora do berçário 1 e 2, durante o nosso projeto fiz a hora do conto, com a historinha "Umas Formigas" escrito por Rosane castro, (escritora da nossa cidade). Meus pequenos alunos adoraram a história e enquanto eu lia e mostrava as figuras do livros, eles ficaram parados quietos muito atentos na história, e cada pagina que eu virava eles se deslumbravam com os desenhos tão coloridos. apos o término da leitura na rodinha entreguei o livro nas mãos deles para que eles pudessem folhar, e olhar o livro bem de perto com suas próprias mãozinhas, foi uma festa eles não se cansavam de olhar e folhear, adoraram e o que é mais importante fizeram com muito cuidado para não estragar. É muito importante que a criança tenha esse contato com livros desde muito cedo, aprendendo a manusia-los sem danificar, e assim criar um vinculo uma certa intimidade com os livros, acredito que assim eles crescem tomando o gosto pela leitura.
 "Pena que não pude tirar uma foto para registrar esse momento, pois minha escolinha não permiti."



quinta-feira, 21 de julho de 2016

Literatura infantil !

Após ouvir uma linda história, as crianças tem como hábito fazer comparações da história com a sua realidade, ou de personagens. É a forma que a criança encontra de tentar entender o mundo em que vive dentro de um contexto em que ela se identifica e através de uma linguagem que ela entende.  



segunda-feira, 27 de junho de 2016

Música na educação infantil !

        Segundo a professora Leda de Albuquerque da interdisciplina de música na escola, todas as pessoas são capazes de cantar, quando ela disse isso logo na nossa primeira aula eu não concordei com ela, pois eu mesma não tenho o dom de cantar. Segundo ela o que falta para as pessoas é treino,eu nunca havia pensado assim, sempre pensei que fosse um dom, mas estou começando a mudar de ideia, pois sempre desafinei para cantar algumas musiquinhas simples,  depois da primeira aula de música escolhi uma que gosto muito e comecei a treinar o timbre e tom de voz, e vou confessar uma coisa pra vocês, estou melhorando bastante, até meus alunos estão gostando de me ouvir cantar.
         Acho que a música tem uma importância muito grande pois auxilia muito no aprendizado, principalmente na educação infantil, onde nos utilizamos dela para brincar, ensinar e acalmar nossas crianças. Eu mesma que atuo na educação infantil com os bebês posso dizer que quando começo a cantar uma musiquinha  pra eles é nesse momento que ganho a total atenção dos meus alunos, eles me acompanham seja com o olhar, batendo palmas e até mesmo balbuciando acompanhando o ritmo da musica é incrível e lindo de ver o fascínio que eles tem pela música.

Analisando !


Quem não assistiu ao filme infantil "Monstros SA" ? 

       Eu já assisti várias vezes, mas depois que iniciei no pead comecei e ter um olhar diferente para tudo que diz respeito a educação de crianças e adolescentes. O filme conta a história do mundo dos monstros que para abastecer o mundo deles de energia elétrica, eles retiram energia do choro das crianças, mas um monstro acaba tendo contato direto com uma criança, que entrará no mundo deles, o monstro na tentativa de salvar a criança acaba descobrindo que a energia vinda do sorriso das crianças é muito mais forte do que a do choro. 
       Ao assistir o filme pensei isso é igual na educação e alfabetização, onde a criança aprende mais através do lúdico, é porque a criança tem prazer em aprender brincando, pois ela aprende de uma forma natural e prática, diferente de decorar e ficar sentada ouvindo e copiando. Por isso cabe ao educador usar de recursos lúdicos para alfabetizar e ensinar seus alunos .

         

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Atividade com Giz de cera !



Minha experiência em trabalhar com os pequeninhos está sendo muito boa, pois eles são muito carinhosos, adoram uma brincadeira, uma música e uma cantiga de roda. Nesse dia deixamos de brincar de roda para desenhar e conversando entreguei a eles uma folha de papel em branco, para  expressarem sua criatividade usando giz de cera, eles adoraram apesar de não utilizarem muitas cores, coloriram e rabiscaram o pequeno pedaço de papel com muita alegria.

Esses 3 tem em torno de 1 ano e 6 meses




domingo, 29 de maio de 2016

Curiosidades !

Hoje durante uma conversa com meu filho que tem 10 anos, ele me fez a seguinte pergunta?

    "Mãe quanto mais nós seres humanos vamos evoluir? o que mais o homem vai descobrir ou inventar?"

    Eu não soube o que responder a ele, e então comecei a refletir, a fazer uma comparação do homem primitivo e o homem atual, a pensar em todas as conquista e descobertas que foram feitas até hoje. Esse homem, que hoje é considerado um ser evoluído, é o mesmo que rouba de nós trabalhadores achando que ta roubando do governo, que faz tudo em benefício próprio, muitos roubam e matam por dinheiro, por vingança, ou por motivos fúteis.
Isso é homem evoluído?
    O homem evoluído, inventou a roda, o automóvel, inventou o submarino e o avião, inventou o foguete e foi a marte tentar descobrir se existe vida em outro planeta, inventou a televisão, o rádio, o telefone celular, o computador e a internet, inventou máquinas e aparelhos que auxiliam na descoberta de doenças , inventou medicações que ajudam na cura de algumas doenças, (algumas porque por enquanto não existe cura para a AIDS nem pro CÂNCER)
    Então fiquei muito triste, pois o ser humano evolui tanto pra chegar nos dias de hoje e fazer coisas que envergonham outros seres humanos, a terem atitudes de seres totalmente irracionais... então pra que evoluir?
     Eu queria fazer uma máquina que tornasse alguns humanos mais humanos, que se importasse mais com as outras pessoas, que se preocupassem mais com nossas crianças e adolescentes.
    Hoje minha resposta para meu filho foi a seguinte:

     " Olha filho, até quando iremos evoluir eu não sei te dizer, pois estamos sempre aprendendo e com isso estamos sempre evoluindo, as invenções surgem de acordo com o nosso aprendizado e nossa curiosidade que nos inquieta, nos intriga e faz com que corremos atrás de respostas que nos aquiete."

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Como Responder ?

        Existem perguntas que nos inquietam, mas como não conseguimos respostas acabamos deixando-as de lado.


Pra serve os insetos?

Porque não identificamos quem está mentindo?

Porque os políticos roubam e mentem tanto?

Porque não temos super poderes ?

são perguntas como essas que inquietam nossos pensamentos e nos despertam a vontade de aprender, para sanar nossas curiosidades e aos poucos construir nossos conhecimentos.




O lúdico na Educação infantil !


       O lúdico é de extrema importância para as crianças de todas as idades, principalmente para a educação infantil, onde ele é a linguagem e a melhor forma de aprendizado das crianças.


domingo, 15 de maio de 2016

LIBRAS !

    Antigamente as crianças que nasciam surdas eram vistas pela família com castigos por alguma que fizeram e por isso Deus estava os castigando enviando um filho ou filha surda. Com isso eles não saiam com a  criança, muito menos o deixavam viver em comunidade, muitos quando chegavam em idade de frequentar escola, eram deixados em conventos para que não fossem expostos pela sociedade.
     Nos dias de hoje os surdos já conquistaram muitos direitos, inclusive sua própria linguagem, LIBRAS, eu não tenho conhecimentos, sei somente algumas palavras e o alfabeto, pois durante minha formação de magistério tive uma professora que tinha formação em libras, e nos transmitiu um pouco de seu vasto conhecimento.
     Espero aprender mais e entender mais sobre libras nesta disciplina, que nossos encontros sejam muito produtivos e riquíssimos em conhecimentos não só sobre a linguagem mas sobre a comunidade surda também.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

A música também acalma !

     É incrível como a música encanta as crianças, na minha turminha quando eles estão muito agitados ou chorando, começo a cantar uma musiquinha com uma voz bem suave e logo eles se acalmam e começam a cantar comigo.


terça-feira, 19 de abril de 2016

Ludicidade e Educação !

Sobre nossa primeira aula da interdisciplina de Ludicidade e Educação, vai ficar marcado para sempre em minha memoria, foi uma aula totalmente participativa, alegre, descontraída e muito produtiva.  É muito enriquecedor nos munir de argumentos para provar que se aprende muito através de brincadeiras. Na educação infantil a ludicidade é fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças, pois a brincadeira é muito natural para elas.

domingo, 27 de março de 2016

Novos desafios



    Este ano de 2016 para mim começou cheio de desafios. Esses pequenos é um deles, vou trabalhar com uma fase que até então sempre estudei, mas nunca trabalhei.
    Espero poder sanar as curiosidades desses meus mais novos alunos, e realizar um bom trabalho com eles. Afinal conforme a escritora e psicolinguista Emília Ferreiro,
''as crianças iniciam o processo de alfabetização logo apos o seu nascimento.''
   Vi nessa oportunidade de trabalho com esses pequenos a possibilidade de por em prática tudo que aprendi no semestre passado. Confesso que estou com um frio na barriga, pois para mim é totalmente novo assumir uma turminha onde os alunos são tão pequenos, mas está sendo muito bom conviver todos os dias com eles, acredito que vamos aprender muito juntos.

III semestre


Um novo semestre se inicia, novos conhecimentos, novos trabalhos e novos desafios, uma sensação de ansiedade e medo tudo misturado, mas tudo isso é necessário para que, quando estivermos com essa etapa concluída possamos olhar para traz e nos recordar com carinho dessa mistura de sentimentos e de todo apoio que recebemos nessa longa caminhada.

Bom retorno a todos. 

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Pensamento !


" A aprendizagem não é um depósito onde podemos sacar em uma prova."
                                                                                                  Paulo Freire

É incrível, mas nunca havia parado para pensar que realmente podemos mostrar tudo que aprendemos sem precisar ser em uma prova com data e hora marcada. -