" O brinquedo não é apenas um objeto que a criança usa para se divertir e ocupar seu tempo, mas é um objeto capaz de ensinar e de torná-la feliz ao mesmo tempo. "
Maluf (2003)
Acredito que através das brincadeiras de nossos alunos podemos analisar suas necessidades de aprendizagens, seus desejos e suas inquietações, pois é brincando que a crianças estabelece a ligação do seu mundo se faz de conta com o mundo real e as pessoas que habitam nele, isso acontece porque para a criança o brincar é coisa séria e por isso ela acaba por misturar os dois mundos.
Sou professora de uma turma do pré 1, eles adoram atividades com massinha de modelar, e esta semana ao entregar a massinha para cada um deles orientei para que eles fizessem a primeira coisa que viesse na sua imaginação, foi muito legal de ver o resultado. O que mais me chamou atenção foi do aluno Augusto de 4 anos, pois ele fez direitinho a primeira letra de seu nome, quando o questionei do porque ele fez a letrinha de seu nome ele disse que ele quer aprender a escrever seu nome para fazer um cartão de aniversário para sua mãe. Depois desse dialogo outros alunos também tentaram fazer a primeira letra de seu nome, nem todos conseguiram, mas todos gostaram muito da atividade, e assim nossa brincadeira virou uma grande aprendizagem.