sábado, 23 de julho de 2016

Brincar e se Desenvolver.









Durante uma atividade com bola com os bebes de 6 meses -1 ano, notei a necessidade de estimular nos bebes o brincar, mostrar pra eles o quanto é bom aprender brincando. Através dessa brincadeira podemos estimular a motricidade, o equilíbrio, o raciocínio de uma forma alegre e descontraída onde a criança aprende brincando.
 "Piaget buscava entender como se dava o conhecimento, [...] descobriu certa coerência, na maneira de aprender e percebeu que o brincar, possibilitando a aprendizagem, também favorecia o desenvolvimento saudável.  (Ultramari, 2011, p. 95)"



 

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Hora do conto.

     Na semana passada concluímos o projeto "animais", na escola em que atuo como professora do berçário 1 e 2, durante o nosso projeto fiz a hora do conto, com a historinha "Umas Formigas" escrito por Rosane castro, (escritora da nossa cidade). Meus pequenos alunos adoraram a história e enquanto eu lia e mostrava as figuras do livros, eles ficaram parados quietos muito atentos na história, e cada pagina que eu virava eles se deslumbravam com os desenhos tão coloridos. apos o término da leitura na rodinha entreguei o livro nas mãos deles para que eles pudessem folhar, e olhar o livro bem de perto com suas próprias mãozinhas, foi uma festa eles não se cansavam de olhar e folhear, adoraram e o que é mais importante fizeram com muito cuidado para não estragar. É muito importante que a criança tenha esse contato com livros desde muito cedo, aprendendo a manusia-los sem danificar, e assim criar um vinculo uma certa intimidade com os livros, acredito que assim eles crescem tomando o gosto pela leitura.
 "Pena que não pude tirar uma foto para registrar esse momento, pois minha escolinha não permiti."



quinta-feira, 21 de julho de 2016

Literatura infantil !

Após ouvir uma linda história, as crianças tem como hábito fazer comparações da história com a sua realidade, ou de personagens. É a forma que a criança encontra de tentar entender o mundo em que vive dentro de um contexto em que ela se identifica e através de uma linguagem que ela entende.